Stefan Bellof

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Com tanto esforço para nada, mas que merda, vou correr em um outro campo de corrida que não tenham essas regras idiotas! Cquote2.png
Stefan Bellof sobre a sua desclassificação nas corridas

Stefan Bellof (parido em 20 de Novembro de 1957 - se fudeu em Spa-Francorchamps, 1 de Setembro de 1985) foi um piloto alemão de automobilismo azarado por causa da sua equipe trapaceira que foi punida por motivos óbvio.

Inicio da sua carreira[editar]

Stefan Bellof iniciou a sua carreira nos karts, onde se estreou no Campeonato Junior em 1973 e correu até 1980, obtendo os títulos da Taça Internacional de Kart no Luxemburgo e fazendo aos demais comerem a sua poeira, em 1976, e o Campeonato Alemão Senior em 1980.

Em 1979, começou nos monolugares, obtendo um segundo lugar em Hockenheim numa prova de Fórmula Ford 1600. Em 1980, obteve sete vitórias na Fórmula Ford alemã, o que lhe valeu um convite para disputar a Fórmula Ford 2000 no ano seguinte, além da Fórmula Ford Internacional, onde obtém seis vitórias e o título do campeonato para ver se conseguia ter mais titulo, mais dinheiro e mais mulheradas correndo atrás dele.

E a sua estréia azarada na Fórmula 1[editar]

Estado de Bellof, quando os bombeiros o retiraram de seu carro após o acidente.

O desempenho de Bellof na disputa do Campeonato Europeu de Fórmula 2, aliado às vitórias obtidas pela Porsche no Mundial de Protótipos fazendo com que todos comecem a sua poeira, rendeu-lhe um convite de Ron Dennis para testar um McLaren de Fórmula 1 na pista de Brands Hatch, juntamente com os estreantes Ayrton Senna e Martin Brundle. Nesse teste, impressiona o dirigente da equipa inglesa, ao obter tempos de volta um pouco inferiores aos obtidos pela sensação do ano, Senna, mesmo correndo com uma versão antiga do motor Cosworth, em desvantagem frente ao piloto brasileiro. Para 1984, assina contrato com Ken Tyrrell, um Dick Vigarista da vida para disputar o Mundial de Fórmula 1 pela sua equipa. Ali, o seu desempenho no único carro equipado com motores normalmente aspirados, em confronto com os motores turbo então dominantes na categoria, atrai a atenção da crítica especializada. Certo que ele não vencia todas como era mas ao menos ele conseguia pontuar, sendo um dos fodões nessa temporada.

Porém, Bellof ainda realiza uma corrida de destaque em Detroit, quando corria na 2ª posição até sofrer um acidente. Porém, após essa corrida, a análise do carro do seu companheiro de equipa Martin Brundle, que terminou a prova em 2º lugar, detectou várias irregularidades, tais como a utilização de lastros, TNT, saliva de Bruce Willes com mistura de componentes proibidos na gasolina utilizada, que duplicava ilegalmente a velocidade do seu carro.

Numa medida sem precedentes, a Federação Internacional de Automobilismo baniu a equipa Tyrrell da temporada, desclassificando os seus pilotos de todas as corridas anteriormente realizadas, sujando para sempre o seu curriculo de um bom corredor.

Ele ainda continuou a correr em 1985, mas devido ao novo carro fraquinho e com a equipe endividada pelas multas recebida pela inflação no ano passado não podendo pagar aos seus corredores o que mereciam, ele desistiu de vez da Fórmula 1 e foi correr em Sport-Protótipos, de onde assim poderia ver se ganhasse sem que a sua equipe fosse pinida. Onde por lá correu até o ano de 1985, onde na disputar a liderança, numa altura em que Bellof seguia à sua frente, Ickx tenta a ultrapassagem por fora na entrada de Eau Rouge. Os dois Porsche tocam-se, o carro de Ickx bate com a traseira direita nos rails, ao passo que o Porsche de Bellof vai bater frontalmente no muro de protecção, incendiando-se. Bellof é retirado do carro e levado para o centro de cirurgia do circuito, mas ele tava todo fudido que morreu no hospital tragicamente, Bellof tinha 27 anos, sendo talves o maior azarado entre os corredores.

Schumacher dick vigarista.jpg
Buildphotoims4vd.jpg
v d e h
Pilotos da Fórmula 1