Peter Schmeichel

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Peter Schmeichel
Schmeichel-star-jump.jpg
Grande goleiro, Schmeichel não se importava de sacrificar seus países baixos por uma defesa
Apelidos The Great Danette, Gorila Albino
Nascimento 18 de novembro de 1963
Gladsaxe
Nacionalidade link={{{3}}} Dinamarca
Altura A mesma de um poste
Posição Goleiro artilheiro
Clubes WO.Man United, Ixxportin, Aston Martin e Madchester Oasis
Estilo de Jogo Fazer defesas impossíveis
Gols A maioria de cabeça
Prêmios Atleta dinamarquês do século
Vícios Gritar com a defesa


Cquote1.png (Cafu) Bateu pro gol...Schmaicou! Cquote2.png
Galvão Bueno sobre Peter Schmeichel
Cquote1.png Tá lá, Ximaiquel! Pega que é sua! Cquote2.png
José Silvério sobre Peter Schmeichel

Pedro Schumaço é um grande atleta dinamarquês, praticante de diversas modalidades como futebol, handebol, basquete, voleibol, esqui, sumô, patinação artística, maratona, esgrima, capoeira, dodgeball, nado sincronizado e várias outras. No âmbito futebolístico ficou conhecido pela sua passagem pelas diabinhas vermelhas onde foi consagrado e se tornou um dos melhores goleiros da história (ou não).

História[editar]

Na Dinamarca, a educação infantil está diretamente ligada aos esportes, e desde muito cedo as crianças dinamarquesas praticam futebol, boxe, xadrez, peteca, balé, luta livre, rolamento de queijo, etc. Schmeichel destacou-se não só por sua habilidade, mas também porque sendo um tobogã de salto alto ele tinha uma vantagem natural sobre seus adversários, precisando levantar o braço apenas até a metade para encobrir a rede de vôlei, por exemplo.

Quando cresceu e lhe perguntaram: Cquote1.png Que esporte você vai seguir carreira? Cquote2.png, ele simplesmente respondeu dizendo: Cquote1.png E porque eu preciso escolher? Eu vou seguir carreira em todos! Cquote2.png Assim, Schmeichel tornou-se goleiro da equipe nacional de futebol e handebol, pivô no basquete, atacante no vôlei, membro da equipe de revezamento na natação e atletismo, além de esgrimista, canoeiro, velejador e ainda por cima bailarino da companhia nacional dinamarquesa. Nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 ele fez parte da delegação do país e recebeu do Guinness o recorde de "Atleta inscrito em maior número de modalidades", bem como o de "Maior número de fracassos em uma só edição das Olímpiadas", já que não conseguiu ganhar nem medalha de honra ao mérito.

Em 1991 ele mudou-se para a Inglaterra a fim de jogar futebol como goleiro do WO.Man United. Schmeichel ficou muito feliz com a contratação porque no futebol inglês é permitido praticar também taekwondo e kung-fu nos campos, e ele sempre quis praticar vários esportes ao mesmo tempo. Ficou famoso por fazer defesas de handebol, futsal e até polo aquático nas partidas, o que o deixou muito popular com os torcedores e também com os jogadores da liga, que tinham o costume de abordá-lo em campo de uma maneira, digamos, mais calorosa.

Na mesma época, quando o time estava perdendo e sabendo que o ataque do seu time era uma bosta, Schmeichel criou o hábito de subir pro ataque nas cobranças de escanteio, e quase sempre marcava gols, geralmente de cabeça ou de mão quando ninguém estava olhando. Uma vez marcou até uma bicicleta.

Em 1999 Schmeichel mostrou que também era bom na ginástica artística durante a final da Liga dos Campeões. Ao comemorar o gol de Ursinho Teddy Xenhenhem ele despertou a Daiane dos Santos dentro de si e ao som de Sweet Dreams "Brasileirinho" em sua cabeça executou um quadruplo-triplo-duplo-ultra-mega-giga-ter-twist-carpado em pleno campo.

Sua história de amor com o United acabou em 2002, quando o mesmo traiu o movimento dos diabinhos ao juntar-se ao seu arquirrival, Madchester Oasis. Aposentou-se do futebol um ano depois mas ainda continua na ativa representando a Dinamarca nas competições master. Possui um filho chamado Caspa que seguiu os seus passos e também tornou-se guarda-redes na terra da rainha.

Ligações externas[editar]

Schmeichel levando uma gelada do Gary Neville antes do jogo

Veja também[editar]