Movimento retilíneo uniformemente variado

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
O ruim de fazer cálculo retilíneo e uniformemente variado com um chevette é que essa coisa não anda reto e nem consegue variar a velocidade

O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é um movimento reto que varia de forma uniforme. É um conceito teórico da cinemática (física) então nada tem a ver com esses movimentos de vagabundos comunistas, igual o MST ou MTST, ainda mais porque, ao contrário desses movimentos comunistas, o movimento retilíneo uniformemente variado evolui.

Conceito[editar]

Explicando da forma mais MOBRAL possível, o movimento retilíneo uniformemente variado é o movimento em que uma coisa vai andando, e a cada momento cronometrado varia a velocidade de forma sem ritmada. Tiriricando a explicação: tem-se uma rua e um carro, pode ser um chevetinho mesmo. Na posição inicial da contagem, ou seja, na hora que a gente for olhar, o chevette está andando a 30 km/h, num pau brabo. Cinco minutos depois, ele aumentou a velocidade para 35km/h, assim, aumentou 5km/h. Mais cinco minutos depois, agora o chevette tá andando a 40km/h, então aumentou mais 5km/h. Então, por enquanto, a cada cinco minutos o chevette aumenta a velocidade em 5km/h. Mais cinco minutos, e o chevette já está andando em inacreditáveis 45km/h, quase quebrando. E mais cinco minutos depois, o chevette está nos mesmos 45km/h... ué, e o movimento retilíneo uniformemente variado? Quebrou? Não, o que quebrou foi o chevette, já andou 20km/h acima do que poderia e pifou, não há movimento uniformemente variado que aguente num chevette. Então, antes de o chevette quebrar, já deduzimos que a aceleração do automóvel, se é que podemos chamá-lo de automóvel, era constante até a hora que enguiçou o motor, e então a velocidade era uniformemente variável.

Equações[editar]

  • Equação das posições.jpg: Esta é a equação das posições. O s significa posição, porque talvez posição em inglês é stance, mas isso é só um chute. s0 é a posição inicial, afinal o zero significa nada, e o corpo móvel nada fez ainda. Quanto tiver esse zero em uma variável, sempre será algo inicial, igual ao v0 que aparece depois; o v é de velocidade, por causa do filme Velozes e Furiosos, então o v0 é a velocidade inicial, pois nada andou ainda. O t agarrado na velocidade inicial é o tempo, e a variável de tempo é t porque tempo em polonês é czas, e czas lembra a palavra tzar que começa com T. Quanto uma variável fica agarrada noutra, igual o t estuprando o espaço do v0, significa que deve multiplicar as duas, porque claramente depois que se unem começa a aparecer a ninhada. O a é de aceleração, esse não há dúvida, facilmente a gente identifica que seja a de aceleração pois vem da palavra aceleração em alemão, que é Beschleunigung, e quando ouvimos essa palavra soltamos um AAAAA de susto. Então a fórmula é bem simples: posição é igual à posição inicial mais a velocidade inicial agarrada no tempo, mais a metade da fornicação entre a aceleração e o tempo ao quadrado, moleza véi!
  • Equação da velocidade.jpg: Essa aqui é melzinho na chupeta. Já sabemos que o v é de velocidade, por causa do filme, então essa equação aqui é mais fácil que dar um cuecão no avô com Parkinson. Velocidade é igual à velocidade inicial (lembra do zerinho?) mais a aceleração agarrada no tempo.
  • Equação Torricelli.jpg: Que porra é essa, mano? Tem até a porra de um triângulo no meio da conta? Essa não tava no script. Tudo bem, tudo bem, como eu já fiz aulas de geometria, consigo resolver contas com figuras geométricas. A velocidade ao quadrado é igual à velocidade inicial ao quadrado (ali na figura parece que o dois está trepando com o zero, mas é só uma falha de montagem) mais duas vezes a aceleração vezes a pirâmide de KelSen. Sabemos que o S significa stance, que é posição, então a pirâmide da posição significa a velocidade que um raio de sol atinge o lado mais afastado da posição inicial de uma pirâmide egípcia, então até que não é tão difícil fazer o cálculo agora.

Ver também[editar]