Minamoto no Yoritomo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Um origami retrato de Minamoto no Yoritomo.

Minamoto no Yoritomo (源 頼朝) foi um personagem da História do Japão. O primeiro coronelzão a botar ordem no barraco, tornando-se o primeiro Shogun do Japão.

História[editar]

Minamoto no Yoritomo era filho de Minamoto no Yoshitomo e irmão de Minimoto no Yoshitsune. Observe que todos tinham nomes bem parecidos, parece que não havia muita inspiração para nomes dentro do clã Minamoto. Yoritomo viveu no meio de uma guerra civil, em que um clã tentava acabar com o outro para ficar com tudo, e no meio da briga ninguém se entendia. Uma hora, o imperador apoiava uma panelinha, e depois um parente do imperador resolvia apoiar o outro grupo, sempre causando algum combate.

Logo depois de nascer, Yoritomo já foi mandado para o exílio em alguma ilha perdida do Japão, pois seu pai pertencia à panelinha rival. Quase todos os seus parentes foram para a conta do papa, mas ele foi salvo pelos companheiros de boteco do papai, o poderoso (ou não) clã Hojo, que por acaso mandava na ilha perdida. Enquanto isso, o malvado (ou não) clã Taira (os inimigos do papai) mandava e desmandava no resto do país, crentes de que tinham acabado com todos os rivais. Mas sempre sobra um, e é esse que acaba aparecendo depois. Por que será? O clã Hojo foi tão legal com Yoritomo que até ofereceram um casamento para ele, obviamente provavelmente para depois dividirem o poder com o futuro Shogun.

No final das contas, Minamoto no Yoritomo também entrou na briga pelo Japão e juntou seus samurais para a Guerra de Genpei, que valia um milhão de reais o controle do Japão. Apesar de ter feito um monte de cagada na guerra, Yoritomo conseguiu vencer os malvados Taira e finalmente se tornou o Shogun do Japão, dando início ao Período Kamakura. E logo depois, Yoritomo bateu a caçuleta e o clã Hojo aproveitou para mandar de facto no Japão, com a desculpa de que eram apenas "regentes" do Shogun, mas isso são outros 500.