Aerofobia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

A aerofobia é o pavor e medo excessivo que algumas pessoas sentem de voar de avião. Para esse tipo de gente, não importa o quão grande seja a distância, é sempre melhor usar um meio de transporte alternativo como carro, trem, navio ou até mesmo jangada.

Causas[editar]

Geralmente graças a desastres aéreos como o do Mamonas Assassinas e o da Chapecoense, assim como mortes de famosos como Ulisses Guimarães e Eduardo Campos, cria-se a crença de que o avião é uma espécie de esquife voador, uma vez dentro dele você fará um viagem sem volta rumo a sete palmos dentro da terra na tumba de um cemitério.

Existem também os casos em que uma viagem problemática acaba fazendo com que o cidadão adquira um trauma profundo com a experiência, e isso o faz querer ficar longe dos aeromotores para todo o sempre. Pode ser o caso de uma viagem intercontinental, onde quando você olha pela janela não vê nada além de um vasto oceano e se dá conta que se cair ali é morte na certa. Isso se não estiverem sobrevoando uma região mais ingrime como os Alpes por exemplo. Ou talvez uma ocorrência desagradável como uma turbulência ou um desmaio do piloto, coisas que fazem todo mundo se borrar de medo e começar a prestar contas pro criador. É por isso que muitos pastores evangélicos consideram a pane de avião como o melhor missionário do mundo.

Sintomas[editar]

Um aerofóbico tendo um habitual ataque de pânico dentro de um avião

Claro que o sintoma mais clássico de todos é recusar-se a entrar em um avião, mas ás vezes o problemas fica tão sério que o individuo não consegue mais olhar para a figura de um aeroplano, deixando de assistir filmes de guerra ou passando longe de aeroportos, evitando a todo custo um possível calafrio. Mas pior ainda é quando, mesmo contra a sua vontade, o aerofóbico acaba tendo que embarcar numa viagem de avião, e lá dentro ele pode desenvolver comportamentos derivados do estresse, como:

  • Trancar-se no banheiro a viagem inteira enquanto limpa as calças
  • Ficar o tempo todo vomitando em uma sacola
  • Desmaiar toda vez que olha da janela
  • Sentar-se na posição de marmota sob a falsa ilusão de que isso irá prevenir choques mecânicos maiores
  • Ter um ataque de pânico e sair correndo pra lá e pra cá nos corredores gritando
  • Infernizar a vida dos outros passageiros e de aeromoças/comissários
  • Tentar viajar dentro de uma mala por acreditar ser mais seguro

Tratamento[editar]

Como a fobia ainda não foi reconhecida como doença pela OMS, ainda não existe um protocolo de tratamento oficial a ser estudado pelos médicos, mas o senso comum diz que a melhor maneira de tratar a aerofobia é convencer o portador de que é muito difícil de morrer de avião e bem mais provável vir a falecer de uma fatalidade do cotidiano como ser atropelado ao atravessar a rua ou levar um tiro na cuca.

Outra solução seria fazer várias viagens de avião até finalmente perder o medo, o que requer muito dinheiro. Para isso é necessário, portanto, ficar rico ou virar político (mas peraí, não são ambos a mesma coisa?).

Macaulay culkin.jpg
Fobias e cagaços em geral
v d e h

Abissofobia - Ablepsifobia - Ablutofobia - Acarofobia - Acerofobia - Acluofobia - Acrofobia - Acusticofobia - Aeroacrofobia - Aerodromofobia - Aerofobia - Aeronausifobia - Afefobia - Afobia - Agliofobia - Agorafobia - Agrafobia - Aicmofobia - Ailurofobia - Algofobia - Amatofobia - Amnesifobia - Ancraofobia - Androfobia - Anginofobia - Antlofobia - Antropofobia - Apifobia - Aracnofobia - Autofobia - Automatonofobia - Belonofobia - Bifobia - Biofobia - Botanofobia - Brontofobia - Brostoquinitofobia - Caligenefobia - Cinofobia - Claustrofobia - Coulrofobia - Decidofobia - Desciclofobia - Emetofobia - Emofobia - Entomofobia - Eretofobia - Ergasiofobia - Erotofobia - Fengofobia - Filemafobia - Fitofobia - Flatusfobia - Fobofobia - Fonofobia - Fotofobia - Gamofobia - Gefirofobia - Ginofobia - Golizafobia - Gordofobia - Hafefobia - Hedonofobia - Hematofobia - Herpetofobia - Heterofobia - Hexacosioihexecontahexafobia - Hidrofobia - Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - Homofobia - Ictiofobia - Isolofobia - Laicofobia - Malaxofobia - Misofobia - Murofobia - Motefobia - Nazifobia - Nictofobia - Nomofobia - Nosemafobia - Nosofobia - Octofobia - Ofidiofobia - Orientalofobia - Ornitofobia - Pantofobia - Paranofobia - Parasquavedequatriafobia - Pedofilofobia - Pedofobia - Pequifobia - Pirofobia - Psicofobia - Ripofobia - Selachofobia - Tafofobia - Talassofobia - Tanatofobia - Tecnofobia - Tetrafobia - Tocofobia - Tonitrofobia - Triscaidecafobia - Tripofobia - Unatractifobia - Urifobia - Vermillofobia - Xenofobia - Zoofobia